Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Novo Acordo Ortográfico poderá ser adiado para 2016


 
Novo Acordo Ortográfico poderá ser adiado para 2016

A proposta de adiar a vigência do novo Acordo Ortográfico visa a alinhar o cronograma brasileiro com o de outros países e dar um maior prazo de adaptação às pessoas.

A vigência obrigatória do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa poderá ser adiada por mais três anos, segundo proposta do Ministério das Relações Exteriores. A implementação integral da nova ortografia estava prevista para 1º de janeiro de 2013, contudo, o Governo Federal trabalha atualmente com a possibilidade de adiá-la para 1º de janeiro de 2016, prazo estabelecido também por Portugal.

Assinado em 1990 por sete nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e adotado em 2008 pelos setores público e privado, o Acordo tem como objetivo unificar as regras do português escrito em todos os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial. A reforma ortográfica também visa a melhorar o intercâmbio cultural, reduzir o custo econômico de produção e tradução de livros e facilitar a difusão bibliográfica nesses países.

Nesse sentido, a grafia de aproximadamente 0,5 das palavras em português teve alterações propostas, a exemplo de idéia, crêem e bilíngüe, que, com a obrigatoriedade do uso do novo Acordo Ortográfico, passaram a ser escritas sem o acento agudo, circunflexo e trema, respectivamente. Com o adiamento, tanto a ortografia atual quanto a prevista são aceitas, ou seja, a utilização das novas regras continua sendo opcional até que a reforma ortográfica entre em vigor.

Nos próximos dias, a minuta do decreto de adiamento, produzida pelo Itamaraty com o objetivo de alinhar o cronograma brasileiro com o de outros países e dar um prazo maior de adaptação das pessoas à nova ortografia, passará pela área jurídica da Casa Civil e seguirá para apreciação e assinatura da presidente Dilma Rousseff. Contudo, a prorrogação só será validada se o decreto presidencial for assinado nos próximos 10 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!