Powered By Blogger

domingo, 23 de dezembro de 2012

Cuidados estéticos necessários para a escrita de uma redação


Parodiando o poeta Vinícius de Moraes, que nos perdoem as muito feias, mas em uma prova de redação um mínimo de cuidado com a estética é fundamental. Não se trata de fazer uma letra "bonita", desenhada. Falamos, aqui, de certas regras que fazem a diferença, até mesmo em uma boa disposição que o examinador terá ao se deparar com a folha de prova de um candidato. Eis algumas dicas:Parodiando o poeta Vinícius de Moraes, que nos perdoem as muito feias, mas em uma prova de redação um mínimo de cuidado com a estética é fundamental. Não se trata de fazer uma letra "bonita", desenhada. Falamos, aqui, de certas regras que fazem a diferença, até mesmo em uma boa disposição que o examinador terá ao se deparar com a folha de prova de um candidato. Eis algumas dicas:

- Não use corretivo. Em vários concursos, inclusive, você não pode ter acesso ao local de prova portando nada mais que caneta, lápis, borracha e os documentos de identificação. Não caia na tentação de achar que o velho corretivo estará ajudando, pois ele pode provocar verdadeiros estragos, se a sua prova for parar em um ambiente de alta umidade, com muitas outras folhas sobre ela. A melhor forma de demonstrar o erro é riscar e colocar entre parênteses. Observe se as próprias instruções da prova dão as orientações sobre a normatização para os erros e obedeça ao que for pedido!

- Respeite as margens do papel. Letras espremidas ou longos espaços no final da linha chamam a atenção dos examinadores e, em casos mais graves, podem sofrer penalização de pontos.

- Procure não misturar formatos de letras. O ideal é a letra cursiva ou "de mão". Se a sua letra habitual é a letra "de forma", prefira usar letras maiúsculas e minúsculas adequadamente.

- Salte pelo menos uma linha entre o título e o corpo do texto. O ideal são duas linhas de espaço.

- Não rasure, nunca!

- Use recuos uniformes nos parágrafos. Não é necessário que sejam milimetricamente idênticos, mas que você demonstre que ALI, naquele local, começa o seu parágrafo. Não salte uma linha entre um parágrafo e outro.




Fonte: http://www.redacaocriativa.com.br/veja-alguns-cuidados-relativos-a-estetica-em-uma-prova-de-redacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!