Powered By Blogger

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Trechos : O Mundo de Sofia... romance da história da filosofia


O escritor norueguês Jostein Gaarder criou e publicou o clássico livro O Mundo de Sofia, o romance é um exemplo da metaficção e um livro dois em um: além da história da protagonista Sofia, também temos a história romanceada da filosofia. Sofia Amundsen, uma garota comum prestes a completar quinze anos, começa a receber e bilhetes estranhos  com perguntas que a perturbam: “Quem é você?”, “de onde vem o mundo?”. Os bilhetes são anônimos, foram mandados do Líbano por um major desconhecido para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. Sofia, ao tentar formular respostas para tais questões, embarca na história da filosofia e vê sua percepção das coisas se transformar completamente.

"O fato de o mar estar calmo na superfície não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas."

"É que quando estamos cansados, nossas defesas enfraquecem."

"A única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas."

"Só que nem tudo o que é novo é necessariamente bom, e nem tudo o que é velho deve ser descartado."

"Nós mesmos contribuímos para o que sentimos e percebemos, pois somos nós que escolhemos aquilo que nos é importante."

"Por diferentes motivos, a maioria das pessoas é tão absorvida pelo cotidiano que a admiração pela vida acaba sendo completamente reprimida."

"Os que questionam são sempre os mais perigosos. Responder não é perigoso. Uma única pergunta pode ser mais explosiva do que mil respostas."

"Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante algum tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rápida e inexplicavelmente quanto surgimos."

"Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente."

"Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe. O verdadeiro conhecimento vem de dentro. Quem sabe o que é certo acaba fazendo a coisa certa."

"Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista e a mentira um ser mutável que com o tempo torna-se aceitável."

"Qual é a coisa mais importante da vida? Se fazemos esta pergunta a uma pessoa de um país assolado pela fome, a resposta será: a comida. Se fazemos a mesma pergunta a quem está morrendo de frio, então a resposta será: o calor. E quando perguntamos a alguém que se sente sozinho e isolado, então certamente a resposta será: a companhia de outras pessoas."


Contribuição: http://www.mensagenscomamor.com/frases/frases_livro_mundo_sofia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!