Powered By Blogger

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Novo Acordo Ortográfico é adiado para 2016

Prorrogação visa a alinhar cronograma brasileiro com o de outros países, como Portugal.


 A vigência obrigatória do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi adiada pelo governo brasileiro por mais três anos. A implementação integral da nova ortografia estava prevista para 1º de janeiro de 2013, contudo, o Governo Federal adiou para 1º de janeiro de 2016, prazo estabelecido também por Portugal.

Assinado em 1990 por sete nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e adotado em 2008 pelos setores público e privado, o Acordo tem como objetivo unificar as regras do português escrito em todos os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial. A reforma ortográfica também visa a melhorar o intercâmbio cultural, reduzir o custo econômico de produção e tradução de livros e facilitar a difusão bibliográfica nesses países.

Nesse sentido, a grafia de aproximadamente 0,5 das palavras em português teve alterações propostas, a exemplo de idéia, crêem e bilíngüe, que, com a obrigatoriedade do uso do novo Acordo Ortográfico, passaram a ser escritas sem o acento agudo, circunflexo e trema, respectivamente. Com o adiamento, tanto a ortografia atual quanto a prevista são aceitas, ou seja, a utilização das novas regras continua sendo opcional até que a reforma ortográfica entre em vigor.



Por Wanja Borges

Fonte: http://www.brasilescola.com/acordo-ortografico/novo-acordo-ortografico-podera-ser-adiado-para-2016.htm

3 comentários:

  1. Eu não concordo com este Acordo indigno. Espero sinceramente que os países o vão são prorrogando e nunca chegue a ser adoptado por todos.

    Davi

    ResponderExcluir
  2. É Davi... como professora da língua foi bem complicado aceitar e internalizar que precisava aderir a essas mudanças. Hoje estou bem mais tranquila. Se eu pudesse escolher, claro que não desejaria , todavia vamos caminhando como dá e até quando der.
    Um abraço.

    Obrigada por comentar.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar... este blog é nosso. Participe!